» » » » Procon de Cabo Frio alerta sobre os cuidados na Páscoa.

Cabo Frio. A data em comemoração à Páscoa está se aproximando, por isso alguns tipos de comércio são mais procurados nessa época. Buscando orientar sobre alguns cuidados na hora das compras, o Procon de Cabo Frio selecionou algumas dicas para que os consumidores não caiam em armadilhas. O primeiro alerta que o órgão faz é no sentido de orientar o consumidor a, antes de ir às compras, pesquisar preços e prestar atenção nas promoções. [Continua abaixo] 
"É preciso fazer um planejamento sobre o que comprar antes mesmo de sair de casa, e também fazer uma pesquisa para não se surpreender com as diferenças de valores de um estabelecimento para o outro. Também faço um alerta sobre as promoções que se diferenciam e o lojista precisa cumprir quando é anunciada", explica o coordenador do Procon cabofriense, Thiago Vasconcelos.

Ele ainda destaca sobre os cuidados ao comprar chocolates, já que é necessário averiguar as embalagens e validades, pois devem ter clareza e serem específicas, assim como o aspecto dos ovos de Páscoa. Segundo Thiago, os produtos também têm a obrigação de estarem longe de produtos de limpeza e fontes de calor.

Para os pais que querem adquirir ovos de chocolate para seus filhos, o diretor do Procon chama a atenção para algo que parece inofensivo: "é preciso se atentar com os brinquedos dentro da embalagem para que os pequeninos não sofram acidentes engolindo peças pequenas. É indispensável que o produto não traga riscos à saúde ou à segurança do consumidor, e para isso precisam conter as informações previstas no Artigo 10 do CDC", explica, e completa: "O artigo 10 diz que o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança".

Além dos ovos de Páscoa, o consumo na área de pescados aumenta muito nessa época, mas a atenção não pode diminuir. O consumidor precisa ter cautela ao pesquisar preços e qualidade dos peixes oferecidos nos mercados e feiras, observando o tipo de conservação e se o armazenamento está na temperatura ideal. 

"Os peixes não podem conter manchas, furos ou sinais de deterioração, e a pesagem deve ser feita na presença do consumidor. No caso de produtos embalados, as regras devem ser as mesmas dos produtos industrializados", alerta Thiago.

Caso o consumidor tenha dúvidas ou tenha suspeitas de irregularidades, pode se dirigir à sede do Procon, no Braga, ou até mesmo enviar mensagem através do Facebook do órgão (Procon Cabo Frio). O órgão está localizado na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no bairro Braga, e funciona de segunda à sexta-feira, das 09hs às 17hs.


COMPARTILHE:

A SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE:

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply