Diretor no núcleo explica que número de captações diminui e casos de transfusões aumentam no verão.

Notícias de Cabo Frio. O Hemolagos de Cabo Frio está com estoque de sangue baixo. O banco abastece 25 unidades de saúde da Baixada Litorânea e precisa de doações, principalmente, dos tipos B; AB e O negativo. Somente casos de urgência e emergência estão sendo atendidos na região. De acordo com o diretor do Hemolagos, Marcelo Paiva, nesta quinta-feira (11/01), somente 12 bolsas de sangue estão disponíveis no hemocentro. Segundo ele, os sangues foram colhidos em dezembro de 2017 e irão vencer na próxima terça-feira (16/01). [Continua abaixo] 
"Estamos trabalhando em um nível muito abaixo da crítica. Estamos no limite", desabafa Marcelo. O diretor do hemocentro de Cabo Frio ainda explica que nesta época do ano [verão] há um aumento na demanda porque o número de pessoas na cidade aumenta. 

"Durante o verão, o número de captações diminui porque os doadores têm maior oferta de trabalho e menos tempo para fazer a doação. O número de habitantes triplica e temos um estoque baixo de sangue", diz Marcelo Paiva. 

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, no entanto, menores de 18 anos devem estar na presença de pais ou responsáveis. É necessário estar alimentado e munido de um documento oficial com foto. O doador deve apresentar boas condições de saúde, não pode ter se submetido à cirurgia recentemente, nem feito endoscopia ou tatuagem há menos de seis meses. 

Homens podem doar sangue a cada 60 dias, no máximo de quatro vezes por ano. Já as mulheres a cada 90 dias, até três vezes ao ano. Em uma doação, são retirados de 400 a 450 mililitros de sangue, quantidade que o organismo de uma pessoa saudável repõe em no máximo 15 horas. O Hemolagos está localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, na Passagem. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 08hs às 13hs. Foto: Nielcem Fernandes/Fonte: G1


COMPARTILHE:

A SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE:

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply