Eventos tradicionais no calendário da cidade na Semana Santa contribuem para movimentar o setor turístico.

A cidade de Cabo Frio se prepara para receber os turistas no feriado da Semana Santa com duas grandes atrações que marcam o calendário de eventos da cidade. A programação religiosa começa neste domingo (29/3), com a celebração de Ramos com procissão saindo do Convento Nossa Senhora dos Anjos às 8h. As diversas atividades da paróquia acontecem durante toda a semana, destacando a Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

O espetáculo da Via Sacra é uma tradição na cidade. O evento começa às 20h em torno do Largo Santo Antônio na sexta-feira da Paixão (3/4). A encenação reúne artistas locais e paroquianos da Igreja Nossa Senhora da Assunção. A apresentação é uma ação de evangelização que retrata as celebrações da Igreja.

Ainda durante o feriado, acontece o festival beneficente Rock Humanitário, no sábado (4/4) a partir das 15h no Espaço de Eventos, que fica na Praia do Siqueira. O ingresso do Rock Humanitário é adquirido mediante a apresentação de dois quilos de alimento não perecíveis, que serão destinados a várias entidades de assistência social na cidade. O evento apresenta bandas locais e artistas conhecidos do rock. Os destaques são Paul Di’Anno e a turnê de 30 anos do Sepultura. [Texto: Luiza Trindade/Secom Cabo Frio]

Programação religiosa completa da celebração da Semana Santa:

E inclui o Tríduo Pascal, visando recordar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Confira as atividades da Paróquia durante a Semana Santa (28 de março a 5 de abril).

28 DE MARÇO - SÁBADO 

16h Celebração da Semana Santa, destinada EXCLUSIVAMENTE às crianças na Casa de Maria.

*Não haverá Missa à noite

29 DE MARÇO - DOMINGO DE RAMOS 

No Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério de Cristo, o qual, ao entrar em Jerusalém, preanunciou a sua majestade. Os cristãos levam ramos em sinal do régio triunfo, que, sucumbindo na cruz, Cristo alcançou. De acordo com a palavra do Apóstolo: “Se com ele padecemos, com ele também seremos glorificados”, somos convidados a entrar em Jerusalém com Jesus Cristo e, com ele viver a Paixão, Morte e Ressurreição.

8h - Bênção dos Ramos, em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, seguida de Procissão e Santa Missa

18h - Santa Missa com Bênção dos Ramos

20h - Santa Missa com Bênção dos Ramos

*Os fiéis devem trazer os ramos

30 DE MARÇO – SEGUNDA-FEIRA

7h30min – Santa Missa

31 DE MARÇO – TERÇA-FEIRA

7h30min Santa Missa

Obs.: Não haverá Missa às 19h. na Matriz.

19h30min Santa Missa do Crisma

Presidida pelo Sr. Arcebispo, com a presença dos Padres da Arquidiocese no Salesianos em Niterói.

01 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA

7h30m Santa Missa

19h - Meditação das Sete Dores de Maria

Início na Capela de São Benedito, na Passagem, seguida de Procissão até a Matriz Auxiliar, onde será celebrada a Santa Missa.

TRÍDUO PASCAL

É o ápice do ano litúrgico, porque celebra quando Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu a morte e ressuscitando renovou a vida” (NALC, n. 18). 

Por este motivo, o sagrado Tríduo pascal da Paixão, morte  e Ressurreição do Senhor se nos apresenta como o ponto culminante de todo o ano litúrgico. O Tríduo Pascal começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, tem o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição

02 DE ABRIL - QUINTA-FEIRA SANTA

No primeiro dia do Tríduo Pascal celebramos a Quinta-feira santa, que nos recorda a última Ceia, onde Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio. Esta Missa também é chamada de Missa do Lava-pés, pois na última ceia, Jesus lavou os pés de seus discípulos e ensinou-nos o grande mandamento do amor: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI”.

20h - Santa Missa da Ceia do Senhor Lava-pés e Transladação do Santíssimo Sacramento

Obs.: Não haverá Missa às 7h.30m. Após a Missa da Ceia do Senhor, realizaremos a Vigília durante toda madrugada, até às 8h da manhã da Sexta-Feira da Paixão.

03 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO *Dia de jejum e abstinência de carne

No segundo dia do Tríduo, na Sexta-Feira da Paixão, a Igreja acompanha em silêncio, os passos de Jesus, em seu sofrimento e condenação, até sua entrega total com a morte na cruz.

9h Procissão do Encontro

(Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos)

As procissões saem simultaneamente em direção à Matriz Auxiliar.

15h Celebração da Paixão do Senhor

Seguida da Procissão do Senhor Morto

20h Encenação da Paixão do Senhor, em frente ao convento

04 DE ABRIL - SÁBADO SANTO

O último dia do Tríduo é o Sábado da Ressurreição (Missa da Vigília Pascal). Segundo antiquíssima tradição, esta noite deve ser comemorada em honra do Senhor, e a Vigília que nela se celebra, em memória da noite santa em que Cristo ressuscitou, deve considerar-se “a mãe de todas as santas Vigílias”, pois, nela, a Igreja mantém-se de vigia à espera da Ressurreição do Senhor.

20h Missa da Vigília Pascal do Senhor

Seguida da procissão da Ressurreição

-Celebração do Ágape-

05 DE ABRIL - DOMINGO DE PÁSCOA

Páscoa significa passagem. É a vitória plena e definitiva sobre o pecado e a morte. A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte para a vida; sendo este o fato principal da vida de Jesus, a Páscoa, é consequentemente a maior festa cristã; pois, “se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria nossa fé” (1Cor 15,14).

Santas Missas às 10h – 18h e 20h.

"Feliz e Santa Páscoa para todos!" Pe. Marcelo Chelles e Pe. Angelo Souza [Fonte: Paróquia Cabo Frio]

COMPARTILHE:

A SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE:

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply