» » » » » Morro da Guia: histórias e belezas que encantam moradores e turistas.

Um dos principais cartões postais de Cabo Frio, mirante do Morro da Guia recebe, diariamente, muitos visitantes.

Uma antiga lenda cabofriense dá conta que a imagem de Nossa Senhora da Guia possuía um altar dedicado a ela no convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio. Porém, quando a imagem era colocada lá, aparecia no dia seguinte em cima do morro da Guia. Depois de várias tentativas, acabou-se por fazer a vontade da santa e uma capela foi erguida em 1970 em cima do morro para abrigar a imagem.

Um dos principais cartões postais de Cabo Frio, o Morro da Guia tem, além da beleza natural do local, a capela que abriga a imagem de Nossa Senhora da Guia, que faz parte de um conjunto arquitetônico religioso de expressiva riqueza e faz parte de um importante conjunto patrimonial do município. A capela é um santuário dotado de um retângulo com a imagem de Nossa Senhora da Guia.

Além disso, do alto do morro é possível ter a mais bela vista de Cabo Frio. Além do canal de Itajurú, e da tranquilidade dos barcos deslizando mansamente por suas águas, do local avista-se bem a Rua dos Biquínis, as Palmeiras, a Praia do Forte, o centro da cidade, as Dunas e o Farol.

Segundo Aldenir Soares, superintendente de Turismo, Cabo Frio além de suas belas praias também possui locais históricos, culturas e muitas lendas.

"Após a virada do ano com um belíssimo espetáculo pirotécnico, assistido por um milhão de pessoas, muitas famílias permanecem na cidade para desfrutar de nossas belezas naturais e tem a oportunidade de conhecer também nossa história, neste ano em que a cidade completa 400 anos de fundação", disse Aldenir.

O mirante no Morro da Guia foi construído pelo prefeito Alair Corrêa, em 1997, quando foram feitas também as obras com o acesso com paralelepípedos até o mirante. Antes, existia apenas uma trilha. No mirante, fica também uma bandeira do Brasil de 12m². Facilmente avistada de diversos pontos da cidade – inclusive à noite, já que foram instalados refletores para sua visualização – a bandeira foi colocada em 2003. 

A colocação da bandeira no mirante do Morro da Guia fez parte do projeto "Cabo Frio, 500 Anos de História", que marcou o ano de 2003 com uma programação cultural e histórica para celebrar os 500 anos da chegada da comitiva de Américo Vespúcio

Por sua importância histórica e turística para a cidade, o Mirante do Morro da Guia será reformado e fará parte das comemorações dos 400 anos de fundação da cidade de Cabo Frio. Ascom Cabo Frio/Texto: Rosália Moreira/Fotos: Ari dos Santos

COMPARTILHE:

A SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE:

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply